Ensemble Vocal

Esta formação coral é constituída por alunos, professores e auxiliares do Colégio Paulo VI e insere-se no domínio da Educação Artística e Cultural.

Fundado pelo professor Vítor Fontes e Cristina Silva, o coro tem como principal objetivo estimular os alunos ao gosto pela Arte, em concreto a música coral. Inicialmente, com a intenção de ser um teatro musical, o coro apresentou diversas cenas de musicais, tais como o Fantasma da Ópera, Rei leão, Mama Mia.

Desde o início, o coro apresentou várias obras corais a 1, 2 e 4 vozes em situações diversas com festas de Natal e Pascoa, tertúlias e galas do colégio sendo são diversas como música coral clássica, Gospel e tradicional portuguesa. Teve, igualmente, a seu cargo a animação litúrgica da missa de comemoração dos 50 anos do Colégio.

Desde 2016, a direção coral passou para as mãos do professor Ricardo Ferreira. Com esta mudança, ocorreu uma ligeira alteração nos objetivos do coro que passaram a envolver a participação anual num projeto de solidariedade, além das apresentações regulares em que já estava envolvido. Com este projeto, os alunos trabalham áreas tão diversas como o trabalho em grupo, a gestão de conflitos, a organização de eventos e desenvolvem competências como a sensibilidade, a criatividade ou a crítica.

Em termos artísticos, o coro aliou a música à dança e, desta forma, as obras além de cantadas são coreografadas. Foram, igualmente, estabelecidas várias parcerias com as diversas instituições do colégio, tais como a academia de música, de bailado e de acrobática bem como com o grupo de Teatro e o grupo de Educação Visual, no sentido de articular todas as formas de arte da realização das apresentações. Acima de tudo, o coro tem ajudado a manter mais felizes os alunos envolvidos, além de os fazer desenvolver competências, musicais ou não, que de outra forma não desenvolveriam.