História Fachada Edifício Colégio Paulo VI

Breve História do Colégio Paulo VI

Fundado em 1964, o Colégio Paulo VI sempre apostou num ensino de qualidade, pautado pelo rigor, pela excelência e pela competência.

Sob a tutela dos Padres Capuchinhos, durante 30 anos, o Colégio primou pela singularidade, abrindo as portas de oito salas de aulas a alunos do ciclo liceal. Após 1994 o Colégio começou a destacar no panorama educativo nacional, muito devido à visão da Direção que guia, atualmente, os passos desta instituição de forma exemplar. Com o aumento exponencial dos alunos, que procuravam um ensino diferenciado e um espaço ideal ao crescimento académico e pessoal, foi imperatório aumentar o espaço físico, onde um edifício único acabou por dar lugar a um espaço mais amplo, mas ainda assim acolhedor. Este é pois um espaço que, como “casa”, acolhe, diariamente, funcionários, professores, alunos, pais e restante comunidade escolar, de forma competente, séria e capaz.

Os Nossos Valores

Ao longo dos anos, pretendeu-se que o ensino fosse desafiante e rico e que, de toda a forma, favorecesse o empreendedorismo, a autonomia, a responsabilidade e a capacidade individual de fazer mais e melhor. Paralelamente, procurou-se valorizar também todas as componentes não académicas, através da multidiversidade e diversidade de atividades extra curriculares e projetos diferenciadores que enriquecessem o nosso currículo. Esta aposta exigiu, por um lado, um investimento considerável nas novas tecnologias e, por outro, nos recursos pedagógicos. No dia-a-dia, pautamo-nos por um funcionamento que assenta nas relações humanas e reconhece cada um como um ser individual, único e com características distintas dos demais. Desta forma, podemos assegurar que o percurso de cada aluno seja trilhado com apoio, com justiça, com respeito e com segurança.

O Presente e o Futuro

Passados 54 anos, hoje, com 2018 assinalado no calendário, olhamos para trás e constatamos que apesar de todas as mudanças, continuamos a assentar toda a nossa atuação em pilares sólidos de ensino e de aprendizagem e que, no futuro, permitirão aos nossos alunos percorrer um caminho seguro e firme, tanto ao nível das ideias, como ao nível dos ideais.

Verdade mesmo é que, aprendendo no passado e fazendo no presente, se constrói o futuro.

Brasão Símbolo Colégio Paulo VI

Resumo Técnico

O Colégio Paulo VI é uma escola alicerçada nos valores e na busca incessante da excelência e, por isso, reconhece a necessidade de valorizar, distinguir e premiar, a diversos níveis, os seus melhores alunos, incentivando, assim, o privilégio e prazer de estudar e o consequente desempenho escolar.

• Ano de Fundação
    1964