Academia de Música

A Academia de Música é uma das atividades disponibilizadas pelo Colégio Paulo VI que está aberta a toda a comunidade escolar e a alunos externos.

Além da aprendizagem individual de um instrumento é proporcionada ao aluno a possibilidade de se expressar musicalmente em conjunto, de forma a desenvolver competências ao nível da concentração, do rigor e do trabalho em equipa.

O trabalho nas diversas classes pretende fazer uma abordagem prática, onde o aluno tem a oportunidade de experimentar diversos estilos musicais que vão desde o erudito ao pop-rock, passando pelo jazz. Deste modo os alunos poderão enriquecer o seu vocabulário musical e cultural, construindo o seu próprio gosto de uma forma autónoma, esclarecida e sustentada nas suas próprias vivências.

Instrumentos:

• Piano
  • Guitarra e Baixo
  • Violino
  • Canto
  • Bateria

Modalidades:

• Aulas Individuais
  • Pequenos Grupos
  • Classes de Conjunto

Piano

As aulas de piano pretendem ir ao encontro daquilo que os alunos pretendem aprender, procurando que os mesmos dominem o instrumento através de uma abordagem prática, intuitiva e progressiva. Os exercícios de aquisição técnica são realizados com recurso a diversos géneros musicais (erudito, jazz, rock,...) de forma a possibilitar um alargamento dos horizontes musicais dos alunos e a permitir que realizem um percurso sólido naquele que mais lhes agradar.

Professores: Jonas Araújo, Nélia Lopes, Raquel Garcia

Guitarra e Baixo

As classes de guitarra são dirigidas a todos os alunos que pretendem iniciar o estudo do instrumento ou que queiram aprofundar os conhecimentos, adquirir técnica ou tocar repertório variado. As aulas seguem um programa de aprendizagem progressivo e adequado às idades dos alunos e têm como principal desígnio ir ao encontro dos seus interesses e objetivos, podendo o programa ser alterado ou seguir uma ordem diferente do estabelecido consoante as suas preferências.

Caso os alunos pretendam podem enveredar pelo estudo da guitarra baixo. A guitarra baixo é um instrumento destinado especificamente a executar a parte grave de uma linha musical. É semelhante a uma guitarra elétrica mas maior em tamanho e com um som mais grave.

Professores: Luís Costa

Violino

As aulas de violino estão associadas a uma componente sobretudo prática. A descoberta do instrumento é feita de forma progressiva e sustentada, de forma a tirar dele o melhor partido para encantar os ouvidos do público. Esta aprendizagem pode ser realizada a tocar temas musicais populares ou completamente eruditos, fazendo com que todas as aulas sejam uma descoberta da música e das suas particularidades. Os métodos utilizados são adaptados às especificidades de cada aluno, consoante as suas expectativas e o seu progresso na aprendizagem.

Professores: Rogério Monteiro

Canto

As aulas de Canto estão direcionadas para alunos que procurem desenvolver técnicas de colocação vocal, adequando as metodologias consoante as suas preferências musicais. A articulação prática e teórica permitirá ao aluno uma maior capacidade de entender e controlar todo o seu aparelho vocal, com o objetivo de melhorar a sua performance.

A vertente teórica da técnica vocal será ensinada através de exercícios de relaxamento e melhoramento da postura corporal, domínio da respiração, aquecimento e extensão vocal, utilizando técnicas de colocação e afinação.

Todos estes métodos permitirão ao aluno a utilização natural e correta da voz

Professores: Luís Costa e Raquel Garcia

Bateria

As aulas de bateria pretender capacitar os alunos para o acompanhamento rítmico de diferentes géneros musicais. Apesar de terem uma forte componente prática, as aulas têm como principal objetivo o desenvolvimento técnico, sem nunca se esquecerem as bases teóricas.

Professores: Pedro Guedes

Encontrará mais informações sobre esta actividade na página de Facebook ou na nossa página de Notícias. Outras informações sobre a atividade veja aqui!