Projetos inovadores
O ensino de qualidade exige projetos inovadores...

SABER, FAZER E SER
PENSAMENTO CRÍTICO

A opção de introduzir o Pensamento Crítico (PC) na oferta da escola do 3º ciclo e a Filosofia para Crianças no 1.º e 2.º ciclos está em consonância com a missão do Projeto Educativo do Colégio:

“Formar pessoas criativas, dotadas de pensamento crítico, de excelência intelectual, emocionalmente saudáveis e capazes de agir conscientemente na sociedade, construindo uma escola na vanguarda da mudança.”

Acreditamos que levando os alunos a pensar de modo crítico seremos capazes de contribuir para formar alunos capazes de pensar e agir de modo mais ativo e consciente numa sociedade democrática que preza a liberdade e a autonomia individual como valores fundamentais e, ao mesmo tempo, se sente continuamente impelida à mudança e a responder às solicitações do progresso.

O desenvolvimento do PC será realizado a partir de duas componentes fundamentais do pensamento filosófico, a Lógica e a Ética. Imbuídas do espírito do movimento internacional "Filosofia para Crianças", as atividades desenvolvidas no âmbito da oferta da escola do 3º ciclo não visarão uma exploração teórica da Lógica ou da Ética, mas uma abordagem essencialmente prática a partir de situações e problemas reais ou ficcionais. O uso de metodologias de projeto, como a metodologia S.O.L.E. (Self Organized Learning Environment) ou a metodologia PBL (Project Based Learning), será privilegiado.

O trabalho desenvolvido na aula visará, essencialmente, desenvolver as seguintes competências nos alunos:

:: Analisar racionalmente ideias e problemas
:: Construir e avaliar argumentos
:: Tomar decisões racionais
:: Suportar as suas crenças e convicções com razões ou provas
:: Analisar problemas de um ponto de vista isento e não egocêntrico
:: Respeitar a diversidade de crenças, valores e perspetivas
:: Ser capaz de organizar informação, desenvolver projetos em grupo e defender esses projetos :: perante outros colegas.

É também um objetivo central da introdução do PC facilitar a transferência destas capacidades para outras áreas do currículo, nomeadamente, para a prática realizada nas outras disciplinas. É nossa convicção que é possível transferir positivamente estas capacidades para a resolução de problemas na área da matemática, do português, da história, das ciências ,etc... Na verdade, se todos os saberes partilham estruturas de raciocínio comuns e todos eles apoiam a sua investigação no domínios de instrumentos lógicos, então podemos concluir que o treino de competências de PC permitirá um melhor desempenho dos alunos nas outras disciplinas.

Para além de outros trabalhos, destacam-se as seguintes participações em congressos e conferências:

- Participação no congresso mundial do WORLD COUNCIL FOR GIFTED AND TALENTED CHILDREN, na Universidade de Warwick, Inglaterra, no dia 08 de Agosto de 2007, com o trabalho intitulado "Critical Thinking in the School Curriculum"

- Participação no 5º Encontro de Professores de Filosofia, organizado pela SPF - Sociedade Portuguesa de Filosofia, que se realizou nos dias 10 e 11 de Setembro de 2007 na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com o trabalho intitulado "Pensamento Crítico e Filosofia na Área de Projecto do 3º ciclo".