Formas para animação
O ensino de qualidade exige projetos inovadores...

SABER, FAZER E SER
EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA - 5.º ANO

PROJETO FORMAS PARA ANIMAÇÃO

É através da expressão livre que a criança realiza a síntese entre a expressão do Eu e a submissão ao real. Para a criança, todas as experiências que conduzem à criação devem ser educativas. Logo o resultado não é o mais importante, mas sim o processo que o originou. É nele que se desenvolvem a perceção, a imaginação, a observação, o raciocínio, o controle gestual, o sentido crítico … capacidades psíquicas que influenciam a aprendizagem.

O Projeto tem por objetivo constituir uma iniciação ao Cinema de Animação, utilizando para isso meios muito simples e de fácil aplicação. Inicialmente serão apresentados alguns conceitos básicos do cinema de animação e proposta a construção de alguns brinquedos óticos como o taumatrópio, o foliscópio e o flipbook que constituem um excelente meio de aprendizagem dos princípios básicos do Cinema de Animação.

No decorrer desses exercícios práticos, serão apresentadas aos alunos variadas técnicas experimentais, como recortes (papel), stop motion e flipbook, além de conceitos de timing, narrativa, fotografia e produção com o apoio de filmes e making-ofs.

O projeto final e principal apresentado, tem como estratégia, uma investigação sobre o Património Cultural e Artístico do Porto e uma abordagem transversal ao universo da ilustração, banda desenhada e animação, orientando os alunos, dotando-os de conhecimentos práticos, métodos e ferramentas diversas, para o trabalho nestas áreas de expressão. Paralelamente aos exercícios apresentados, irá ser promovida uma abordagem histórica do cinema de animação.